Buscar
  • FREDERICO D'AVILA

Própolis pode ser eficaz no tratamento contra o coronavírus



Estudo realizado pelo médico nefrologista Dr. Marcelo Augusto Duarte Silveira em parceria com a Dra. Andresa Berretta, presidente da ABEMEL, farmacêutica responsável e gerente do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora de Ribeirão Preto, tem o intuito de demonstrar os efeitos positivos do uso do extrato de própolis no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus.


Apesar de ainda não existir um tratamento específico, estudos preliminares realizados pelo grupo de pesquisa indicam que o extrato de própolis pode apresentar bons resultados no combate ao vírus. Segundo Berretta, a própolis já é utilizada há milhares de anos por diversas culturas para propósitos medicinais. “Nos últimos anos, estudos científicos realizados parceria com diversas universidades brasileiras, como USP, UNESP e UNICAMP – demonstraram que a própolis possui propriedades anti-inflamatória e imunomoduladora, que são muito relevantes no contexto da COVID-19. O projeto piloto terá 120 pacientes internados e testados positivos para a COVID-19. No momento, 83 pacientes já estão em estudo. A previsão é que os dados sejam apurados até o final de julho”, confirma.


É importante destacar que revistas científicas também têm publicado artigos que mostram as propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais de várias amostras de própolis. É o caso de um artigo na “Medicine in Drug Discovery” que elencou substâncias naturais e sintéticas disponíveis no mercado com propriedades para inibir uma proteína PAK1, cuja ativação anormal provoca inflamações e infecções como a causada pela Covid-19. Entre elas está a própolis.


Mas, apesar de todos os benefícios citados, muitas vezes a população não tem acesso ao produto por conta do alto custo. Levando em consideração as demandas do setor e os benefícios do produto, o deputado estadual Frederico d’Avila protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo o projeto de lei 328/20, que isenta da incidência do ICMS, as operações relativas à aquisição dos produtos naturais própolis e extrato de própolis. O objetivo do projeto é tornar a compra da própolis mais democrática e aumentar a acessibilidade da população a estes produtos que tanto beneficiam a saúde.


Segundo a presidente da ABEMEL, o Brasil já é um grande produtor e exportador de mel e própolis e os produtos brasileiros são reconhecidos em todo o mundo. “Precisamos divulgar, incentivar e expandir a produção, garantindo acessibilidade da população a esses importantes produtos”, afirma.


Para o Presidente na Câmara Setorial da Apicultura da Secretaria do Estado de São Paulo, Carlos Pamplona Rehder, a própolis é um suplemento alimentar importante que pode ajudar as pessoas mais carentes a ter defesa contra diferentes vírus. “Agradeço ao deputado Frederico d’Avila através deste projeto de lei por dar a oportunidade ao setor de mostrar a importância da própolis”.

141 visualizações
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon

© 2019  Deputado FREDERICO D’AVILA