Projeto de Lei

Projeto de Lei 38/2021

PL pede revogação de artigo que autoriza redução de benefícios fiscais em SP

Etapas

3• Comissões

4• Solicitação de Vista

images.png

1• Protocolado

images.png

2• Em sessões para recebimento de emenda

O Projeto de Lei 38/2021 apresentado pelo Deputado Frederico d'Avila tem como finalidade alterar a lei nº 17.293 do governador João Doria (PL 529), revogando integralmente o artigo 22 e impossibilitando o Governo do Estado de São Paulo de alterar alíquotas do ICMS mediante a edição de decretos. 

 

Segundo d'Avila, o artigo fere frontalmente a Constituição Federal já que a majoração de impostos mediante a redução de benefícios fiscais só pode ser realizada através de lei específica, ou seja, é necessário que passem pela apreciação e votação dos deputados para que sejam aprovadas.

 

A ação visa também derrubar o reajuste de alíquotas aprovado pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, e que ainda vigora sobre alguns itens, como diesel e leite pasteurizado.

 

"Precisamos derrubar o reajuste de alíquotas por decretos que foi aprovado pelo governador do Estado. Mais uma vez, João Doria usa artimanhas e majora o preço de produtos essenciais para a sobrevivência da população e por consequência, prejudica a economia paulista", afirma

Download do texto completo