Projeto de Lei

Projeto cria o Dia do Policial Militar da Cavalaria

Etapas

3• Comissões

4• Solicitação de Vista

1• Protocolado

2• Em sessões para recebimento de emenda

   O deputado estadual Frederico d’Avila (PSL) apresentou na Assembleia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei 1099/2019, que institui o "Dia do Policial Militar da Cavalaria", a ser comemorado anualmente no dia 1º do mês de julho. A presente propositura visa homenagear todos os Policiais Militares da Cavalaria do Estado de São Paulo. A data escolhida presta reverência a Júlio Marcondes Salgado, que nasceu no dia primeiro de julho em 1890 na cidade de Pindamonhangaba.


   Com uma extensa biografia, Júlio Marcondes Salgado se alistou na Força Pública em 1907, no Corpo de Cavalaria, atual Regimento de Cavalaria "9 de julho", na cidade de São Paulo. Em 1915 foi promovido ao posto de Alferes para servir no Corpo de Cavalaria. Em 1922 foi agraciado com a Cruz de Cavaleiro da Ordem de Leopoldo II da Bélgica durante a visita do rei a São Paulo, por ter participado ativamente de sua escolta. Foi promovido a Capitão em 1924 e, neste ano, participou ativamente da Revolta de Julho, lutando contra os rebeldes. 

 

   No dia 7 deste mês comandou com sucesso a retomada da Estação Roosevelt, no Brás. Em 1927 foi promovido a Tenente Coronel, tornando-se Comandante do Regimento de Cavalaria da Força Pública. Em 23 de Maio de 1932 passou a ser o Comandante da Força Pública e foi um dos principais articuladores da Revolução de 1932, remodelando todo o quadro da Força Pública com oficiais favoráveis a causa paulista. Dada sua destacada atividade na Polícia Militar, sobretudo no Comando da Cavalaria, recebeu diversas homenagens, dentre elas: promoção ao posto de General da Força Pública, pelo Decreto nº 5.602, de 23 de Julho de 1932, na mesma data de seu falecimento, classificando-o como lídimo paladino da Constitucionalização do País.

Download do texto completo

  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon

© 2019  Deputado FREDERICO D’AVILA