Projeto de Lei

Projeto de lei 495/2020

Projeto de Lei propõe que postos informem o nível de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) de cada combustível 

Etapas

3• Comissões

4• Solicitação de Vista

images.png

1• Protocolado

images.png

2• Em sessões para recebimento de emenda

Screen Shot 2020-07-30 at 5.26.07 PM.png

   O Projeto de Lei 495/2020, de autoria do deputado Frederico d’Avila, propõe que postos revendedores de combustíveis no Estado de São Paulo informem, em local visível, o nível de emissão de gases de efeito estufa (GEE) de cada combustível fornecido no local.

 

  A preocupação com a degradação do meio ambiente leva-nos a buscar novas políticas públicas, programas e regulamentos que conscientizem e estimulem o consumo inteligente para a conservação dos recursos naturais. O PL  trazido à análise sobre a obrigatoriedade de informação acerca dos níveis de gases de efeito estufa emitidos pelos combustíveis utilizados em veículos, tem o intuito de conscientizar a população sobre das vantagens decorrentes do consumo de biocombustíveis.

 

   Os combustíveis são divididos basicamente em duas espécies: procedentes de petróleo, outros recursos não renováveis e os renováveis. Os combustíveis disponibilizados pelos revendedores são: Gasolina C, Etanol hidratado, Gás Natural Veicular e Diesel B.

 

   Dentre os combustíveis citados, o etanol é o combustível renovável menos poluente na atmosfera. Quando avaliado o ciclo de vida completo do combustível, o etanol proporciona uma redução que varia de 70% até 90% na emissão de Gases de Efeito Estufa em relação à gasolina. Além disso, em comparação com a gasolina e o diesel, o etanol praticamente zera a dispersão de material particulado e reduz significativamente a emissão de vários poluentes, como os óxidos de enxofre.

Download do texto completo