Projeto de Lei

Projeto de Lei 542/2020

Dia do Combate à ideologia Nazista

Etapas

3• Comissões

4• Solicitação de Vista

1• Protocolado

2• Em sessões para recebimento de emenda

   O deputado estadual Frederico d’Avila apresentou na Assembleia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei 542/2020, que institui o "Dia do Combate à ideologia Nazista" no Estado de São Paulo, a ser comemorado anualmente no dia 08 de maio. A presente propositura tem como finalidade promover a conscientização da população acerca das consequências do Nazismo e todas as práticas de discriminação e intolerância por raça, cor, descendência, origem nacional ou étnica.

 

   O período de existência do nacional-socialismo, mais conhecido como nazismo ou período nazista marca uma passagem relativamente breve da história humana, mas também uma de suas fases mais sombrias e pavorosas. Por mais recorrente que seja a sua frequência no debate público, os crimes nazistas nunca cessam de nos causar horror. Imbuídos de uma ideologia totalitária, ateia, eugênica e racista, os nacional-socialistas mergulharam o mundo numa guerra de magnitudes sem precedentes, que vitimou 70 a 85 milhões de pessoas e trouxe desespero e miséria para uma série de países.

 

   Os crimes nazistas foram causados não pela pura decisão pessoal de alguns poucos homens ou por tenebrosas circunstâncias da guerra, mas por uma visão de mundo que preconizava uma batalha mortal entre nações e raças, e a subjugação e até genocídio dos derrotados pelos vitoriosos. Adolf Hitler prometeu guerras de conquista e a aniquilação física dos ditos ‘’inimigos do Reich’’, e seus seguidores aderiram ao nacional-socialismo possuindo plena consciência — para não dizer entusiasmo — desses propósitos macabros do ditador.

 

   No entanto, mesmo sete décadas após o seu fim, grupos ainda são inspirados pelas mesmas noções odiosas de racismo, antissemitismo e eugenia do nacional-socialismo. Não podemos tolerar que indivíduos propaguem pensamentos como estes que possuem a única finalidade de causar sofrimento.

Download do texto completo

  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon

© 2019  Deputado FREDERICO D’AVILA